5 de set de 2007

O que é Twitter?

G1 Tecnologia avisa: Twitter é a rede social com maior crescimento nos EUA. Aí você vem e me pergunta: mas o que é Twitter mesmo, hein?

Twitter, basicamente, é uma das redes sociais mais legais criadas nos últimos anos. Custou bastante pra que eu dissesse isso: a rede surgiu num primeiro momento com a premissa: “diga o que você está fazendo em até 140 caracteres”. E eu não tinha interesse nenhum em dizer o que eu estava fazendo. Aliás, ninguém nunca fez isso mesmo no Twitter. A rede na verdade é muito mais um grande mural de post-its;

Ops, pulei etapas: no Twitter você segue e é seguido. Assim como Orkut, Facebook e MySpace, seus amigos podem te adicionar e vice-versa. A interação, entretanto é basicamente esta: você escreve suas mensagens curtinhas e recebe automaticamente as atualizações das pessoas que você está seguindo.

A pessoa mais seguida do mundo inteiro no Twitter é o candidato americano Barack Obama. Mais de 90 mil seguidores. Ou seja, ele twitta e os servidores param. Já no Brasil, o Cris Dias montou um ranking:

1 ) Marcelo Tas 5456
2 ) Carlos Merigo 4509
3 ) Cristiano Dias 4025
4 ) Edney Souza 3770
5 ) Camiseteria.com 3439
6 ) Bia Kunze 3159
7 ) Profissão: Twitteiro 3048
8 ) Alexandre Inagaki 2976
9 ) Vitor Fasano 2909
10 ) rosana hermann 2755

Os três brasileiros mais populares do Twitter, inclusive, estão juntos na edição mais recente do BraincastTV. No episódio eles falam sobre…adivinha? Pois é. E mais, entenda: o 9º lugar, “Vitor Fasano” é o fake mais famoso do Brasil e o mais divertido. Eu sempre dou muita risada com twittadas do tipo: “minha crença resumo em uma linha e posso executar com qualquer quantidade de tempo. dinheiro é passa-tempo. água de coco gelada? vou aceitar.”

E aí, então, eu chego à razão do título desta postagem: ainda temos poucos paraibanos no Twitter. Atualmente eu devo estar seguindo por volta de 10 pessoas que indicam “João Pessoa” como cidade. Ou seja, vocês, que são o maior número de leitores deste blog, criem suas contas e vamos twittar! “Ah, mas pra quê mais essa?”. Três razões:

1. You’re no one if you are not on Twitter. É o que diz Ben Walker, o primeiro cara que compôs uma canção em homenagem a rede.

2. Lá você recebe links muito legais. Seguindo as pessoas certas, você sempre estará ligado no que de melhor estiver acontecendo pela blogosfera, YouTube e pelo mundo. Muitos posts desse blog saíram de links que recebi por lá.

3. Coberturas em tempo real. Os principais eventos de tecnologia, comunicação e publicidade, além de programas de TV, fazem coberturas em tempo real via Twitter. Por lá você pode usar tags com # antes da palavra. Estas tags facilitam as buscas posteriores e, ao mesmo tempo, podem alimentar coberturas em tempo real. Por exemplo, o Intercon 2008, um grande evento que acontecerá em SP neste sábado, já está com página no ar através do BlogBlogs. A página se atualiza automaticamente todas as vezes que alguém usar a tag #Intercon no Twitter. Legal, né?

Ricardo Oliveira no blog Diversitá

Então é isso, galera! Com uma explicação esperta como essa aí do Ricardo, dá pra entender que twittar é legal! =) Acompanhem minhas twittadas e sigam-me no Twitter.