11 de jun de 2008

Nooma | Noise | 005

Eu lia sobre um homem chamado Bernie Krause que grava sons da natureza para filme e televisão. E ele disse que em 1968 para obter uma hora de som natural limpo, sem aviões, sem carros, demorava 15 horas de gravação. E ele dizia que hoje para obter a mesma hora de som limpo, demoraria 2000 horas de gravação.

Isso me lembra da história do grande profeta judeu Elias, que caminhou sem parar e chegou ao fim de suas forças. Ele estava completamente estressado e acabado. Ele nem sabia se queria continuar quando Deus disse: "Elias, suba a montanha pois eu vou aparecer". E Elias sobe ao topo da montanha. E esse vento surge da montanha e a sacode violentamente, mas Deus não está no vento. Depois há um terremoto, mas Deus não está no terremoto. E esse incêndio maciço cobre a montanha, mas Deus não está nas chamas. E então aparece a pequena voz de Deus. Há uma grande discussão sobre o que é essa voz. Algumas pessoas acham que a palavra hebraica não se refere ao som que ouvimos com nossos ouvidos, como um ruído audível.

Então alguns tradutores traduzem a frase como se Deus estivesse no som do puro silêncio.

Deus não estava no vento. Deus não estava no terremoto. Deus não estava nas chamas. Deus estava no silêncio.

Porque é tão difícil lidar com o silêncio?
183 milhões de pessoas são regularmente expostas a ruídos rotulados como excessivos pela Agência de Proteção Ambiental.
Você tem um celular? Um biper? Caixa postal? Você tem um celular com caixa postal e e-mail?
Você tem uma televisão? Mais de uma televisão? Deixa o rádio ligado o dita todo? No trabalho, no carro, em casa?
Existe o ruído visual? Gostaria de ver mais outdoors pelas ruas em que passa? Já não temos bastante centros comerciais?
Você sente que Deus está distante? Gostaria de aumentar o volume da voz de Deus em sua vida? Há alguma lição entre a quantidade de ruído em nossas vidas e nossa inabilidade de ouvir Deus?
Jipes e minifurgões agora possuem sistemas de CDs e de DVDs separados para os bancos traseiros. Você já pode comprar roupa "wired". Casacos e jaquetas equipados com celulares e toca-MP3.

PENSE NISSO!

Sente-se confortavelmente na sua cadeira e comece a respirar lentamente enquanto lê.

Falou mais Moisés, e os levitas e sacerdotes, a todo o Israel, dizendo: "Guarda silêncio, e ouve, ó Israel!!" Deuteronômio 27:9

"Consultai com vosso coração em vosso leito, e calai-vos." Salmos 4:4

"Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante Dele toda a terra." Habacuque 2:20

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Jesus em Mateus 11

Se eu não ficar quieto e não escutar, como Jesus me aliviará?
Já tentou passar tanto tempo se preocupando e falando de situações difíceis e confusas quanto você passa em silêncio, escutando o que Deus pode ter para você?
Porque falar é mais fácil que escutar?

"Mas Jesus se retirava para os desertos, e ali orava." Lucas 5:16

Estas são as disciplinas que Jesus praticava: Silêncio... Solidão...

Qual foi a última vez em que você foi a um local solitário? O que há no silêncio de tão difícil? Porque é mais fácil se rodear de barulho e seguir em frente do que parar, fazer silêncio e escutar? A quanto barulho eu me sujeito voluntariamente? Será que a minha agenda, meu tempo, minha vida, são as de uma pessoa que quer ouvir a voz de Deus?

Talvez a cura e orientação de que precisamos desesperadamente não virão de mais uma reunião ou sessão de terapia, nem sermão ou livro de auto-ajuda, mas simplesmente de escutar a voz de Deus.

Você realmente acredita que a voz de Deus é mais interessante que as vozes ao seu redor? É possível que você esteja buscando a Deus nos ventos, terremotos e chamas, mas que Ele esteja esperando-o no silêncio?

Noise | 005 (download)
Nooma é uma série produzida por Rob Bell, líder da Mars Hill Church. São idéias e conceitos que o veiculados através de boas metáforas, discursando de forma criativa sobre Deus. Em apenas 10 minutos ele conta alguma história ou conversa alguma coisa com os telespectadores. Mais aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs