22 de set de 2008

Deus ama a Satanás como você?


Certa vez um menino amigo meu, companheiro de Escola Dominical, perguntou ao professor: “Se o Diabo se converter, Deus perdoa?”—e o pobre professor disse que não, cheio de certezas, pois, segundo ele, o Diabo era inconversível.

Já adulto e pastor, pregando em companhia de Juan Carlos Ortiz em um retiro de pastores nos arredores do Recife, no Acampamento Palavra da Vida, ouvi centenas de pastores ficarem de olhos arregalados e completamente perturbados, quando Juan Carlos, brincando, disse: “Se Deus perdoou você, por que você acha que é tão difícil Ele perdoar o Diabo?”

Ora, a fim de responder a tais questões, a meu ver, só mesmo brincando!

Entretanto, falando sério...

Deus é Deus. Eu sou um nada, um hálito, um sopro, uma fagulha, um surto de percepção, uma criatura pensando que pensa e sabe.

Assim sou eu; e assim não é Deus!

Ora, o que sei e posso saber é apenas que Deus é amor, e que Nele não há treva nenhuma. E assim creio e penso apenas porque me foi revelado em Jesus, do contrario, jamais imaginaria amor no Universo, visto que em mim ele é apenas um rasgo de algo que eu mesmo não conheço se não em parte.

Todavia...

Sei que aquele que odeia a seu irmão, e que existe contra a verdade, em apego à mentira, não conhece a Deus; pois, Deus é amor; e sei que onde há amor não há mentira, mas tão somente apego à verdade.

Acerca do Diabo se diz que ele é homicida e mentiroso desde o principio, que não ama a verdade e que foge dela, existindo contra tudo o que seja amor e verdade.

Como o Diabo ficou assim..., sinceramente, tanto não se diz de modo claro, como também eu não sei; pois, o que se estabeleceu como a transgressão do Diabo, que é a soberba, ainda assim, não responde a questão de como um ente conseguiu se tornar tão anti-Deus como o Diabo ou Satanás. O primeiro termo designa divisão, e o segundo oposição.

Eu creio que o Inferno é amor de Deus pelo Diabo e seus anjos.

Sim! Creio que tudo o que seja limite e punição, se justos, são manifestação de amor.

Por tal razão, também creio que o Lago de Fogo, sendo o lugar da extinção da morte e do Inferno, é trágico para quem vê e sabe que existe algo assim, mas, para o “extinto”, será livramento; posto que toda criatura que se torne irrecuperável, haverá um dia de agradecer a Deus pela benção do mergulho no não-ser, na inexistência, no Lago de Fogo, no Nada.

Pois, como diz o livro de Provérbios, no juízo, até o ímpio se satisfará!

No entanto...

Também sei que um dia todas as coisas que se afastaram de Deus e que desejarem outra oportunidade, haverão de se reconciliar com Deus por meio de Cristo.

Sim! Todas as coisas nos céus e sobre a terra!

Sei que a Cruz é a redenção de Deus para todas as criaturas, até para aquelas que deixarem de ser; pois, até a Inexistência precisa ser redimida para existir como tal.

Mas não sei como Deus ama!

Sim! Não sei como me ama, como saberei como Ele ama a quem quer que seja?

O fato é que nada disso tem a ver com o homem, mas apenas com Deus!

Se Jesus disse a Pedro, que indagava acerca do destino de João, “Que te importa? Quanto a ti vem, e segue-me” — o que diria Ele a quem perguntasse sobre o destino de uma outra criatura e de outra dimensão?

Assim, lhe digo:

Deus ama você; e isto é milagre!

Portanto, deixe que Deus cuide de Si mesmo, de quem ama, de como ama; e, sem se distrair com tais coisas, deixe-se amar por Deus; e, assim, aproveite o fruto do amor de Deus amando os homens, começando por aqueles pobres diabos que existem à sua volta todos os dias.

Caio Fábio em respondendo à pergunta "Deus ama Satanás tanto quanto ama ao Sr., ao rei Davi e ao ap. Paulo?" em seu site.

P.S. Tô preparando uma enquete! Na verdade será a primeira enquete do blog (rs). Tô estudando sobre a concepção que a igreja sustenta sobre o inferno. E estou curioso com a opnião da galera...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs