21 de set de 2008

A oração é análoga ao sexo

"Acho que a oração é análoga ao sexo. a maioria das pessoas tem queixas de sua vida sexual, poucos se dão realmente bem. o sexo e a oração são relacionamentos íntimos e excessivamente glamourizados. somos todos levados a crer que, na hora do sexo e da oração, devemos atingir a estratosfera. isso cria uma expectativa falsa. e destrói a intimidade". quem disse isso foi o frederick buechner e publicado no livro 'o que eles disseram sobre oração', de antonio gentil da costa lopes, cujo lançamento foi sábado passado.

Trata-se de uma obra com 800 pensamentos de mais de 160 personalidades sobre diferentes aspectos da oração. ainda não li todo o livro, mas essa frase, logo no início me chamou a atenção justamente por comparar coisas que, pra alguns, podem ser antagônicas e chocantes, até para os que não são religiosos. mas concordo com o autor quando fala da intimidade no relacionamento e da falsa expectativa de que, assim como no sexo, a oração tenha que te fazer entrar num transe celestial, ver anjos, ver deus, ouvir trombetas e coisas do tipo. a oração é sim transcendente, mas muito mais que isso, é uma conversa com deus e não uma lista de pedidos pessoais.

Outra citação bacana é a do philip yancey quando diz que "a oração que se baseia no relacionamento, e não na negociação, pode ser a maneira mais libertadora de nos conectarmos com um deus cujo ponto de vista nunca poderemos assimilar e mal conseguimos imaginar".
bom, estou curtindo muito a leitura que, além desses dois caras citados, traz a. w. tozer, spurgeon, calvino, lutero e outros. creio que vai servir de base para muitos estudos em igrejas e tal, principalmente pela diversidade dos aspectos abordados, que vão desde os conceitos básicos até o assuntos polêmicos como cura e tal.

O que acho estranho é a falta de mulheres no livro. como disse, ainda não o li inteiro e há nomes gringos que, por não conhecer, não sei tratam-se de nomes femininos ou masculinos. bem sabemos que o machismo impera também nas religiões (assim como em toda a sociedade), mas será que nenhuma mulher disse algo interessante sobre oração?

Lucas Guedes, no blog condussão
dica do Decomata via twitter [via Pavablog]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs