17 de set de 2008

Quando os crentes davam certo 9

Os colégios protestantes, e algumas de suas Igrejas, organizavam "sociedades literárias", onde se debatia obras da literatura brasileira, e onde se estimulava a produção de contos, poesias, e outros gêneros, pelos crentes locais. Havia uma preocupação em conhecer o vernáculo, os crentes eram estimulados a bem falar e escrever o português, bem como a terem a disciplina da leitura, visando uma elevação cultural.

Líderes com envergadura intelectual existiram desde o começo, não só entre os missionários, mas entre as primeiras gerações de brasileiros. Um fato curioso é que o primeiro pastor batista, Pr. Teixeira, e o primeiro pastor presbiteriano, Rev. José Manoel da Conceição, eram ex-padres católico romanos.

Álvaro Reis, Erasmo Braga, Eduardo Carlos Pereira, Miguel Rizzo, Benjamin de Morais Filho, no sudeste; Jerônimo Gueiros e Natanael Cortez, no nordeste, foram, dentre tantos, nomes por esse Brasil a fora que honraram as letras. Isso se refletia no respeito que a sociedade em geral nutria pelos mesmos, na influência cultural do protestantismo, e no nível do nosso púlpito (em conteúdo, forma e comunicação).

Quantas vezes fui (ainda estudante universitário) para a Igreja Batista da Capunga ouvir o Pr. Munguba Sobrinho, denominado de "o príncipe dos pregadores batistas"?

Os colégios, por seus Grêmios Estudantis, organizavam concursos de oratória. Os Seminários Teológicos "puxavam" pela homilética, quando o "sermão de prova" era um terror para os alunos...

Por muitos anos era costume incluir nos cultos a declamação de uma poesia, por pessoas dotadas desse dom de comunicação. Mário Barreto França, Myrthes Mathias e Gióia Júnior estavam entre os poetas favoritos daquelas gerações.

Nos tempos em que superficialidade pegava mal, e dizer abobrinhas queimava o filme do freguês, mas bem se lia, se escrevia e se falava; os crentes bem que davam certo...


Robinson Cavalcanti, bispo anglicano.[via Pavablog]

Links relacionados:
Quando os crentes davam certo 8
Quando os crentes davam certo 7
Quando os crentes davam certo 6
Quando os crentes davam certo 5
Quando os crentes davam certo 4
Quando os crentes davam certo 3
Quando os crentes davam certo 2
Quando os crentes davam certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs