22 de jan de 2009

Vulnerabilidade dos crentes

clique p/ ampliar

O cenário da igreja evangélica parece não ter conserto. Parece que quando penso que chegamos no fundo do poço sou surpreendido com mais alguns metros p/ descer na lama. É lamentável a tragédia ocorrida no templo da Renascer, mas, é tão triste quanto qualquer outra tragédia.

Talvez os "crentes" sintam uma estranheza ou uma sensação diversa por estarem acostumados a "livramentos" e "milagres". Muitos acostumados - ou programados - a pensar que são "cabeça" e não "cauda", são abalados com um evento como esse que testemunhamos.

Suas mentes moldadas nessa teologia da imunidade entram em "parafuso" quando são despertos para a realidade. Que realidade? Que o Sol brilha para justos e injustos e a tempestade alcança tanto estes como aqueles.

Então onde está, de fato, a diferença para nós cristãos? A diferença não está na manipulação da realidade... nem no mover do "espiritual" em nosso favor no sentido de nos tornar blindados aos infortúnios da vida. O diferencial está - ou deveria - em nossos corações, em nosso caráter como servos e discípulos de Cristo. Que como tais, podem tudo Naquele que os fortalecem. De maneira que, são capazes de suportar pela fé a pobreza, o sofrimento, a tragédia, a injustiça e a escassez... e na mesma Força são capazes de permanecer fortes e fiéis na riqueza, na alegria, no conforto, na justiça e na abundância!

Nota-se então, que o que nos diferencia dos que não são de Cristo, não é como inferimos na realidade, nos eventos aleatórios ou no mundo ao nosso redor, mas como estes nos afetam ou não ao ponto de fazer emergir a transformação que o Evangelho deve produzir em nós.

O acidente com a Renascer só nos mostra que somos tão vulneráveis quanto todos. E que são em momentos assim que devemos florescer Cristo dentro de nós em humildade e oração.

P.S.: Postei esse texto originalmente no Pavablog#

6 comentários:

  1. Fala Manu!

    Olha, qualquer semelhança com o meu post, é mera identidade teológica!kkk

    Forte abraço!

    Will

    ResponderExcluir
  2. ôh, brother... com certeza o Espírito é UM só mesmo... rs

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Graça, Paz e Bem!

    Exímio post.
    Parabéns pelo blog. Muito edificante.

    Estarei linkando em nosso humilde espaço.

    Fraternalmente,
    Junior

    ResponderExcluir
  4. Para mais comentários sobre este texto acesse o blog Lion of Zion, onde sou colaborador:
    http://cartesianofinito.blogspot.com/2009/01/vulnerabilidade-dos-crentes.html

    ResponderExcluir
  5. Muito MIL esta tirinha do teto da igreja cainda....em se tratando de Renascer é assim mesmo

    www.iecpriopreto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Bem não sei como é ai em Goias mas aqui em São Tudo para o Cristão é mais dificil - Por exemplo 90% das igreja nao tem alvará pq a prefeituara enventa mil e uma norma e regra ou seja sempre esperando um suborno, claro que isso não justifica o que aconteceu no teto da renascer, mas quero que vocês saibam que caiu outros edificios aqui e não teve nem seguer uma tirinha ridicula como essa. Ninguem falou na tv que um juizo do rio mandou o governo devolver o dinheiro da Iniversal que foi prezo num avião. Não vi ninguem disse que a Renascer entregou a Paulista limpa varrida e com os lixos ensacados, e 2 semanas depois a marcha gay deixou a mesma cheia de siringa com drogas. Sabe do que to cançado como Pastor de ver tanta gente atacando só os problemas, não vejo ninguem escrever que Jesus usou alguém para isso ou aquilo. Sou da seguinte opnião o dia que Deus me der um Ministerio do tamanho do deles penso assim que tenha como dar minha opnão caso contrario fico queito no meu canto fazendo o trabalho de uma formiguinha no Reino de Deus.

    Vamos gastar nossso tempo com soluções os problemas ja estamos cançado. Pergunta a igreja de vc tem alvará?

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs