6 de abr de 2009

Existe Igreja Emergente no Brasil?

Há uma falsa crença acerca da existência de uma igreja emergente no Brasil.

O movimento não existe em sua ideologia pura. As discussões, até então desenvolvidas, são frutos da inconformação de uma minoria que negou a participação no picadeiro do circo neopentecostal. As tentativas de desenvolver o diálogo acerca do movimento emergente está também entre outra parcela que tenta se desvencilhar daquele tradicionalismo coroca e rabugento.

A solução para as inquietações desses dois grupos apareceu, para variar, na nossa metrópole cultural: Estados Unidos. É importante saber que o movimento emergente colhe muito das idéias da Teologia Relacional, que já é discutida há muito tempo na nossa América do Sul. Entretanto a organização do pensamento das comunidades emergentes é declaradamente subversiva e desenvolvida no seio de igrejas protestantes, ou algo que o valha.

Podemos dizer que as boas influências da igreja emergente despontam timidamente em instituições já consolidadas, que optam por um nadar contra a corrente da maioria neopentecostal.

Fato é que muitos se autodenominam emergentes, mas trata-se apenas de uma bela etiqueta para velhas bugigangas teológicas.

A igreja emergente tem sua existência condicionada à sua intenção de desconstruir e de colocar no centro o deus-homem (frágil, pobre) repensando desse modo a velha pirâmide que vê o Deus onipotente, onipresente, dono da prata e ouro: um deus nobre, ao modo burguês (inatingível).

Termino com esse trecho que explica e resume um dos princípios da Igreja Emergente, retirado do muito bem organizado wiki “emergente”.

Evangelismo, portanto, é repensado; deixa de ser proselitista para humildemente caminhar, demonstrar e conviver com o “outro”. Em vez de arrogantes são transparentes e humildes. Em vez de todos procurarem ser chefes, procuram ser servos. Jesus é visto no outro e na outra.

Imagem Mutualistic Symbiotic Relationship de *PhoToronto.

fonte: Livraria do Thiago

P.S.: Bom, se conclui-se que não existe Igreja Emergente no Brasil, é simples questão de tempo... pois, que ela está aí, está...

Um comentário:

  1. Por que sempre precisamos de rótulos?

    Quero viver o cristianismo na escencia simplesmente.

    Chega de paredes importadas, chega de títulos importados
    vamos ser igreja, só isso!

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs