21 de out de 2009

10 coisas que odeio em você

Li essa semana uma slogan bastante interessante que revela o quanto a igreja esta em baixa nos últimos tempos: ODEIO A IGREJA, NÃO JESUS!

A lista abaixo relacionada é direcionada à igreja institucional, à igreja-empresarial, ao clube de entretenimento, assim falsificada e vendida ao poder temporal. Não me refiro absolutamente à igreja verdadeira, ao remanescente fiel que muitas vezes está contido nessa igreja caricata dos nossos dias.
Compartilho aqui o sentimento de inconformação de Davi quando disse a Deus: Não aborreço eu, Senhor, os que te aborrecem? E não abomino os que se levantam contra Ti? Aborreço-os com ódio consumado, para mim são inimigos de fato.

O que eu odeio em ti, igreja dos nossos tempos?


1. A TUA PRETENSÃO OSTENSIVA de tu te veres superior a tudo e a todos, e com esse orgulho besta, deixas de ser reconhecida como voz de Deus e agência do Reino no mundo. Ao contrário, deverias te afastar pra bem longe dessa vaidade luciferiana e cair em si, voltando a servir humildemente ao mundo ao qual foste enviada.

2. QUANDO INFLEXÍVEL, IMPÕES O DETESTÁVEL LEGALISMO COMO FORMA DE CAMINHADA CRISTÃ com regras insuportáveis que mantém teus membros eternamente cativos a infantilidade na fé, ao invés de conduzi-los à maturidade cristã que alcança a essencial liberdade consciente e anda maduramente nas pegadas de Jesus de Nazaré.

3. A TUA CEGUEIRA REDUCIONISTA que não discerne claramente o Reino além de tuas limitadas fronteiras, expandindo a visão para ver e aceitar outras formas de expressão, de serviço cristão, de culto e de obras que também glorificam a Deus e contribuem para a expansão do Reino na terra.

4. A TUA FORMA DE JULGAR SUMARIAMENTE as pessoas, se são merecedoras do céu ou do inferno, como se coubesse a ti essa prerrogativa divina de seleção. Deveria tu saber que essa é uma ação exclusiva de Deus.

5. A TUA DISCIPLINA CORRETIVA que sempre exclui e joga fora todo aquele que desgraçadamente tropeça por algum motivo, levando invariavelmente o “disciplinado” ao abandono, e ferido, a morrer a míngua.

6. A TUA FORMA ANTIBÍBLICA DE EVANGELIZAR, definindo prazo de mudança para as pessoas ”aceitarem Jesus”, exigindo uma conversão urgente e superficial baseada na adequação compulsória às regras de teus usos e costumes, e não na radical soberana transformação do Espírito Santo, de dentro para fora, e no livre tempo de Deus.

7. A TUA VISÃO MISSIONÁRIA/ EVANGELÍSTICA DISTORCIDA que em nome do “ide” retira as pessoas de suas áreas de convivência na sociedade onde exerciam posições estratégicas para alcançar seus semelhantes, para mantê-los circunscritos à área do templo, transformando-os em pessoas inativas ou em obreiros alienados que desconhecem o que se passa no mundo que os rodeiam.

8. O TEU ABUSO DE PODER arrastando milhares de PESSOAS SINCERAS, frágeis, crédulas, simplórias, despreparadas e desavisadas à exaustão, ao esgotamento, ao sofrimento, à decepção, e a se sentirem absolutamente usurpadas física, emocional, material e espiritualmente. Essas pobres vítimas do teu poder abusivo se tornam amargas e refratárias para o Evangelho para sempre, fechadas para qualquer possibilidade de pensarem em Deus ou em coisas relacionadas a ti.

9. A FORMA IMORAL COM QUE TEUS LÍDERES LIDAM COM AS FINANÇAS, manipulando o dinheiro que entra em teus cofres de forma irresponsável, desonesta, revelando que são subjugados pelo deus Mamon. Reproduzes pastores que amam posição, poder, e o dinheiro, tornando-os cheios de avareza e de ganância. ISSO TEM CAUSADO GRANDES ESCÂNDALOS E DANOS IRREVERSÍVEIS PARA O EVANGELHO, E TU ÉS DIRETAMENTE RESPONSÁVEL POR ISSO!

10. E por último, odeio quando MENTES, ASSEVARANDO QUE FORA DE TI, AS PESSOAS NÃO PODEM SOBREVIVER. Saiba que existem milhões de pessoas que nunca adentraram em teus átrios e mesmo assim oram, têm temor, discernimento, maturidade, ética, moral e dignidade, muitas vezes, mais apurados que teus pobres membros pretensiosos.

Sobretudo, há uma forma difícil, dolorida, mas possível, que pode mudar radicalmente esse quadro sombrio: TENS QUE PASSAR PELO PORTAL DO ARREPENDIMENTO. Como diria Jesus, Lembra-te de onde caíste e arrepende-te...

A seguir, 10 coisas que amo em você, Igreja.

Manoel, no blog Manoel dC

Essa listinha pertinente me traz à memória um "textículo" que escrevi sob o título "Por que odeio a igreja".

P.S.: Também repliquei esse ótimo texto do Manoel no Pavablog#.

4 comentários:

  1. Oi, Thiago, beleza?

    Bom texto. Certamente a igreja-instituição é uma invenção humana com todos os seus departamentos, hierarquias, entretenimento espiritual, fogueira de vaidades, imposições espúrias, moralismo enfatuado.

    Jesus nunca sequer cogitou em fundar tal coisa.

    Em relação à cegueira reducionista que "não discerne claramente o Reino além das suas fronteiras..." vejo ainda maior gravidade no pensamento cristão de que fora-da-igreja-não-há-salvação. Quer dizer, fora do Cristianismo.

    Os católicos dizem isto claramente, os evangélicos tentam escamotear essa ideia dizendo que fora de Jesus é que não há salvação. Ora, Jesus é o Senhor de qual religião? do budismo...?

    Sou universalista. Creio que as fés das grandes religiões sobre Deus são tão válidas quanto as minhas, mesmo porque, ninguém é dono de Deus, sendo ele "Transparente" a todos (usando aqui um conceito do Boff).

    Também não acredito nesse Deus Juiz que no "Final dos Tempos" lançará no fogo do inferno todo aquele que não foi cristão-membro-de-igreja. É, por que a igreja-instituição não admite que um cristão possa prescendir das suas paredes e influências para ser cristão. Ela diz que tem que batizar, tomar "santa" ceia, cantar no coral, "trabalhar pra Jesus".

    E se não crêr unicamente em Jesus, que é o passaporte para o céu, se for hindu, islâmico, judeu, aí é que se danou mesmo...!

    Portanto, o ítem 10 é perfeito. E eu vou além, como já expus.

    É sempre muito bom ler textos que me deixam excitados no pensamento e no coração.

    Abraços fraternos, Thiago

    ResponderExcluir
  2. OFERTA MISSONÁRIA
    Por: William Vicente Borges

    Incansável, valente, lá vai o missionário...
    Vai aonde ninguém se atreve a ir
    Fica aonde ninguém quer ficar
    Tem no coração o fogo de Deus

    Este fogo arde, queima, impulsiona
    Que o faz abrir mão da família
    Que abre o buraco da saudade
    Nada o detém, nada o abate

    Deus os sustenta com seu poder
    Em toda parte usa pessoas ungidas
    Para manter seus pés formosos
    Com ofertas e socorros bem vindos

    Para os que ofertam é só dinheiro
    Mas para missionário é pão
    Para o missionário é tempo
    Para o missionário é ação

    Oferta missionária é carinho
    Pela obra do Pai Celestial
    Oferta missionária é certeza
    De que não triunfará o mau

    E assim o missionário continua
    Indo a frente, levando o bem
    Sua vida é só amor
    Grato por poder ir além

    ................................
    Primavera de 2009

    ResponderExcluir
  3. Thiago

    Voce é muito corajoso, parabéns pelos posts, pela sinceridade. Desafia esta estrutura que está aí (que não é essa que se denomina neoplentecostalismo, ela vem de anos e anos) não é fácil. As pessoas pensam que crer é ser blindado, perdendo-se todo e qualquer senso crítico. Tente argumentar algumas sandices criadas por líderes e verá que isso é fácil de constatar...Abraços

    ResponderExcluir
  4. FAÇA UMA ORAÇÃO POR MIM HOJE
    Por: William Vicente Borges

    Eu sei que há tanto o que fazer
    Talvez você esteja com muitas ocupações
    Mas preciso que pare um minuto
    Agem assim bons corações

    Peço com humildade e contrição
    Faça uma oração por mim hoje
    a maior oração é o amar
    e provará seu amor ao orar

    Estou aflito e necessitado
    Preciso tanto que Deus envie seus anjos
    Com as respostas que preciso
    Então por favor, ore por mim

    Um minutinho que seja
    As orações dos justos valem tanto
    Eu sei, Deus atende, sempre
    E sei que atende a você

    Amanhã será um dia melhor
    Obrigado pela atenção
    O bom Senhor te recompense
    Por me mencionar em oração

    Oraste por mim, e não sei teu nome
    Mas o Deus que te ouviu
    Não esquecerá jamais
    Que você fez uma oração por mim hoje.
    .............................
    Primavera de 2009

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs